Equidade
Promover a todos independentemente da condição económica, social, religiosa ou cultural, serviços de qualidade, tendo em conta as necessidades específicas de cada Cliente.

Humanização na prestação de cuidados
Garantir o respeito pela dignidade humana, nomeadamente no que concerne ao direito dos Clientes, à privacidade, preservação da identidade e participação na vida institucional.

Rigor e Transparência
Relacionamento rigoroso e transparente com todos os interlocutores, consolidando a credibilidade institucional.

Responsabilização e Hierarquização
Promoção de uma cultura de responsabilização, no sentido de um cuidadoso cumprimento de normas e procedimentos definidos.

Envolvimento da família
Facilitar, incentivar e apoiar a participação da família, como elemento determinante da relação humanizada e na definição e desenvolvimento do Plano Individual de Cuidados do Cliente.

Envolvimento da comunidade
Incentivar e apoiar, sempre que possível, os Clientes dentro do seu enquadramento social e comunitário.

Qualidade e Eficiência
Articular o objetivo do nível de qualidade e racionalidade técnica, com a promoção da racionalidade económica e da eficiência.

Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
Assumir o trabalho de equipa, como um dos pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade e obtenção de ganhos na prestação de cuidados.

Ética
Consciencialização por parte dos dirigentes e colaboradores dos valores éticos e deontológicos que enquadram o exercício da atividade dos diferentes grupos profissionais, de modo a cuidar com respeito, dignidade e especificidade.