A Santa Casa da Misericórdia de Mafra organizou em 28 de Junho uma conferência sobre «O Valor Cristão das Misericórdias» que teve como orador Sua Excelência Reverendissima o Bispo Auxiliar de Lisboa, D.Américo Aguiar. A referida conferência teve lugar na Igreja de Santo André de Mafra, e contou com o apoio da Paróquia local.

A anteceder a conferência, teve início pelas 21h00m, um magnífico concerto de órgão pelo Prof. João Vaz, evento este em que se ouviram peças (maioritariamente do Renascimento) de três compositores portugueses, de um francês, de um alemão, e de um germano-dinamarquês (este, do período Barroco).

O conteúdo da conferência teve como base uma abordagem histórica à génese das Misericórdias e ao modelo de tolerância ecuménica da Rainha D. Leonor de Lencastre.

Foi uma conferência interessante cujo tema será sempre um convite à reflexão da nossa condição de Filhos de Deus, que devemos ter a humildade suficiente para reconhecer que, se por um lado não podemos entender tudo, por outro lado é preciso procurar imitar Jesus em cada momento do nosso dia-a-dia, na caridade e na humildade.

As Misericórdias com a sua presença junto das populações podem e devem contribuir para que o trabalho seja sempre uma dignidade da vida, de modo a que a vida de cada um de nós não seja estéril e deixemos rasto na sociedade, ajudando o próximo e praticando as Obras de Misericórdia.

Em anexo PDF com fotoreportagem da conferência.