40 anos de Creche e Jardim de Infância
da Santa Casa da Misericórdia de Mafra

O dia 26 de outubro foi assinalado pela comemoração do 40.º aniversário da Creche e Jardim
de Infância (Pré-Escolar) da Santa Casa da Misericórdia de Mafra.
Comemorámos este aniversário com a apresentação do Projeto Pedagógico às crianças.

Creche:
A equipa pedagógica da Creche selecionou para o projeto pedagógico o tema das histórias,
intitulando-o “1,2,3… Era uma vez”.
Esta escolha deve-se à necessidade de apelar ao imaginário da criança. Acreditamos que
através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão,
integrando diversas áreas de conhecimento, tornando-as mais ricas e proporcionando às crianças
a libertação das suas emoções, ajudando-as a exteriorizar e a resolver os seus problemas.
Através da leitura, enquanto partilham a alegria da fantasia do livro, as crianças sentem
uma maior aproximação física e emocional. Assim as histórias são desde cedo interiorizadas
como algo positivo e agradável.
Assim é o nosso objetivo estimular o prazer da leitura, contando histórias,
criando espaços e tempos onde a história acontece.

Jardim de Infância (Pré-Escolar):
“Eu, tu e nós…Sentir, sonhar e Brincar” surge na sequência da Equipa Pedagógica do Pré-Escolar
considerar essencial centrar a aprendizagem nos interesses das crianças.
Desta forma será possível viajar ao encontro dos sonhos de cada criança
e consequentemente do grupo.
Pretendemos assim transformar os sonhos em objetivos, realizando projetos
de diferentes temáticas, dando voz às crianças, proporcionando-lhes oportunidades
de participação ativa, correspondendo aos seus interesses e possibilitando-lhes o desempenho
de diversos papéis, percorrendo as diferentes áreas de conteúdo.
Desta forma, promovem-se aprendizagens significativas numa prática participativa,
onde a cooperação e a partilha são essenciais no desenvolvimento de cada projeto.
Este tema remete-nos à descoberta de cada um como ser individual, à descoberta do outro
como parte integrante do grupo e por fim ao grupo como um todo com interesses diferentes,
culminando em partilhas e aprendizagens significativas por todo o grupo, surgindo assim
a troca de saberes e reciprocidade nas aprendizagens.
As colaboradoras destas Respostas Sociais fizeram
para as diferentes faixas etárias várias dramatizações.

Célia Firmino
Diretora Pedagógica das Creches e Pré-Escolar